A sopa dourada é uma das receitas tradicionais de Natal em Portugal. Com origem na doçaria conventual, como o comprovam a grande quantidade de gemas na preparação da receita, este doce tem algumas variações regionais, na maioria delas feita com miolo de pão. A receita de sopa dourada de Viana do Castelo é uma das que é feita com pão de ló em vez do tradicional miolo de pão, o que a torna única e verdadeiramente apetecível.
Inclua este doce tradicional de Portugal na sua mesa de Natal e saboreie com os seus familiares uma sobremesa deliciosa e intemporal.
Ingredientes:
(para 8 pessoas)
- 15 gemas
- 300 g de pão de ló
- 500 ml de água (aprox.)
- 750 g de açúcar
- canela p/ polvilhar
Confeção:
Leve o açúcar ao lume com 300 ml de água e deixe ferver até atingir o ponto de cabelo (a calda escorre em fios muito finos).
Corte o pão de ló em fatias grossas e, em seguida, passe-as pela calda de açúcar e coloque-as cuidadosamente numa travessa, com a ajuda de uma escumadeira.
Adicione um pouco de água à calda e deixe ferver até fazer ponto de pérola (corre um fio espesso, com uma bola tipo pérola na extremidade).
Junte um pouco de calda às gemas, apenas cortadas com uma faca, e junte à restante calda.
Leve ao lume a engrossar, até ficar com a consistência de ovos-moles.
Deite a calda sobre as fatias de pão de ló e polvilhe tudo com canela.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.