Do Mosteiro de Lorvão, no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, saíram receitas que ainda hoje marcam a doçaria regional e conventual portuguesa. Esta deliciosa receita é exemplo disso mesmo, sendo feita, à semelhança dos queijinhos criados noutras regiões de Portugal, à base de amêndoa, ovos e açúcar; nesta receita entra ainda a chila.
Ingredientes:
Para os queijinhos
- 1 colher (chá) de chila
- 10 gemas
- 125 ml de água
- 125 g de amêndoas
- 250 g de açúcar
- 50 g de abóbora coberta
Para a cobertura
- açúcar fino
- calda de açúcar em ponto de espadana
Confeção:
Leve o açúcar e a água ao lume, até obter ponto de espadana (aos 117º C – ao retirar a colher depois de a mergulhar na calda, esta escorre em fitas largas, com o aspeto de lâmina).
Depois de a calda arrefecer, acrescente as amêndoas.
Bata as gemas e regue-as com o preparado anterior.
Leve novamente ao lume e deixe apurar até ter uma consistência firme.
Acrescente, então, a abóbora, cortada em fatias muito finas. envolvendo bem. Retire do lume para arrefecer.
Modele pequenos queijinhos, com a ajuda de uma faca, de forma a que pareçam estar em meia curva, com açúcar fino, recheados com uma colher de chila e polvilhados com açúcar.
Leve-os a tostar um pouco no forno e, quando saírem, passe os queijinhos do céu por uma calda de açúcar em ponto de espadana alto.
Sugestão:
Para aproveitar as claras, faça Merengues de Chocolate e Avelã
Fonte da receita: https://freguesiadelorvao.pt
Foto meramente ilustrativa.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.