O órgão é uma deliciosa sobremesa da Covilhã, feita sobretudo à base de ovos-moles, fios de ovos e amêndoas. Para montar o doce, é necessária a utilização de canudos, que ajudam a dar forma à massa.
Ingredientes:
Para a massa
- 1 chávena de açúcar
- 1 colher (sopa) de aguardente
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 5 ovos
- 750 g de farinha
- sal q.b.
Para o recheio
- 250 ml de água
- 250 g de amêndoas
- 250 g de fios de ovos
- 30 gemas
- 750 g de açúcar
Material de suporte
- canudos de diversos tamanhos p/ dar forma à massa
(um com 22 cm de comprimento, seis com 17 cm, doze com 13 cm, dezoito com 11 cm, vinte e quatro com 8 cm e trinta canudos com 6 cm)
Confeção:
Para a massa, trabalhe muito bem todos os ingredientes até obter uma consistência fina e elástica. Tenda-a em tirinhas com 2 cm de largura, que enrolará, em espiral, à volta dos canudos.
Mergulhe a massa em azeite bem quente e esorra-os de seguida sobre papel absorvente.
Estando os canudos fritos, prepare o recheio. Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de cabelo (pondo uma gota de calda entre o polegar e indicador, ao afastarem-se os dedos, forma-se um fio resistente).
Junte a amêndoa, pelada e ralada, e deixe ferver um pouco. Retire do calor, adicione as gemas e leve tudo novamente ao lume até fazer estrada. Deixe arrefecer.
Encha os canudos com o recheio, colocando um pouco de fios de ovos numa das pontas.
Para armar o órgão, comece por pôr no prato um napperon de papel com cerca de 30 cm de diâmetro. Coloque ao centro e na vertical o canudo maior (22 cm), ficando a ponta dos fios de ovos para cima. Contorne com os outros seis canudos de 17 cm e prenda-os com uma linha fina. À volta coloque os doze canudos de 13 cm e assim sucessivamente, seguindo sempre o mesmo esquema. Segure os últimos canudos com um laço de fita de seda. Retire cuidadosamente as linhas que utilizou como auxiliares.
Gostei das vossas receitas