Os frigoríficos vieram substituir muitas das funções da despensa, mas este espaço continua a ser muito importante para guardar detergentes, acessórios de limpeza e/ou da casa e também produtos alimentares vedados ou secos (reservas de azeite, leite, águas, especiarias e condimentos, entre outros).
Havendo uma diversidade tão grande de produtos armazenados no mesmo espaço, há que respeitar determinadas regras de arrumação na despensa:
- Os alimentos devem estar bem separados dos produtos não alimentares, de modo a evitar eventuais contaminações.
- Geralmente, os alimentos secos (cereais e barras, leguminosas secas, bolachas, tostas, chocolates e conservas), enlatados ou conservas podem ser arrecadados na despensa ou armários, desde que bem arejados e secos. Depois de abertos, os alimentos secos devem ser armazenados em recipientes, idealmente metálicos ou de vidro, vedados com tampas herméticas.
- As bananas e os kiwis não devem ser guardados junto de fruta que se pretenda conservar durante alguns dias, pois libertam um gás que acelera o amadurecimento de outros frutos.
- As batatas, cebolas e alhos devem ser mantidos em prateleiras, sem estarem sobrepostos, em local igualmente seco e arejado.
- As embalagens de leite ultrapasteurizado (UHT) devem ser colocadas por cima de um estrado ou prateleira e não diretamente no chão. Não devem igualmente ser empilhadas mais de 5 embalagens para que as de baixo não se deformem com o peso sobreposto.
- Se, por acaso, ao armazenar os produtos na despensa, caírem algumas latas que fiquem danificadas, estas devem ser as primeiras o ser consumidas. Depois de aberta a lata, certifique-se de que o revestimento interno não apresenta sinais de corrosão e o conteúdo não está seco ou rançoso.
Quando for às compras, deverá igualmente recusar as latas que se apresentem amolgadas, inchadas, corroídas nos bordos ou com sinais de ferrugem. - Nunca guarde os alimentos dentro das latas depois de abertas, especialmente se o produto for ácido, pois há o risco deste reagir com os materiais que compõem a embalagem. Passe as sobras para uma caixa de plástico ou recipiente de vidro e guarde no frigorífico.
Condições que deve ter uma boa despensa:
- Ambiente fresco, bem ventilado e seco.
- Proteção contra roedores e insetos.
- Superfícies e prateleiras limpas (de preferência, devem ser de material não poroso e fáceis de limpar).
- Distribuição ordenada:
- os produtos devem estar separados por famílias
- os produtos mais recentes devem ser colocados atrás, para que os primeiros a serem consumidos sejam os mais antigos
- os alimentos mais pesados e as garrafas devem ficar nas prateleiras inferiores
- os rótulos devem estar voltados para a frente
Estes são alguns dos cuidados de limpeza e organização da despensa que deve ter para que os produtos e alimentos aí guardados se mantenham bem conservados.
não consigo entender pois a pagina fica escura e em destaque as propagandas.