A Festa das Fogaceiras, que teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, é atualmente uma referência cultural do município e da região de Santa Maria da Feira, situada no distrito de Aveiro.
A Festa realiza-se anualmente no dia 20 de janeiro, feriado municipal, como marco de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVI, quando se deu um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção do Santo, o povo prometeu a oferta de um pão doce de trigo designado Fogaça (receita AQUI).
A Festividade foi suspensa entre 1749 e 1753, até que apareceu de novo um surto de peste. Então, o infante D. Pedro determinou que a Câmara Municipal assumisse a realização da Festa das Fogaceiras, para a qual contribuía com 30 mil réis. As “fogaças de voto” foram inicialmente distribuídas pela população em geral, depois pelos pobres e, mais tarde, pelos presos, em fatias chamadas “mandados”.
O ritual festivo é marcado pelo cortejo em que dezenas de crianças transportam uma fogaça desde os Paços do Concelho até à Igreja Matriz. Aí há uma missa solene, na qual as fogaças são abençoadas.
A procissão percorre depois as ruas da cidade, com os andores de S. Sebastião e de Nossa Senhora.
NOTA:
Se na sua região também houver uma festa em que os doces assumam um papel de destaque, envie-nos a informação, história e/ou tradições a ela associadas. Desta forma, poderemos fazer a sua divulgação aqui no blogue. Ficamos à espera!… 😉