Como manda a tradição, estes bolos deliciosos comem-se no dia de Todos os Santos.
Há diversas variantes da receita tradicional, sendo esta típica da região da Beira Baixa, uma das onze antigas províncias tradicionais de Portugal que tinha a sua sede na cidade de Castelo Branco, atualmente integrada na região Centro do país. Ao contrário de muitas outras, esta receita de bolos dos Santos não leva frutos secos.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 100 g de banha
- 160 g de açúcar + q.b. p/ polvilhar
- 2 colher (chá) de canela em pó
- 200 ml de água morna
- 30 g de fermento de padeiro | biológico
- 35 g de erva-doce
- 6 ovos + 1 ovo p/ pincelar
Confeção:
Comece por desfazer o fermento em 6 colheres (sopa) de água morna, retirada dos 200 ml indicados na lista de ingredientes.
Ponha a farinha num alguidar, abra um buraco ao centro e deite nele o fermento desfeito, o açúcar, a banha derretida em banho-maria, a canela, a erva-doce, os ovos e o sal.
Amasse muito bem e junte, aos poucos, a quantidade de água necessária (pode não a usar toda).
Quando a massa estiver bem amassada, tape com um pano e deixe levedar em local aquecido durante 1 hora.
Com a massa lêveda, tenda bolinhos pequenos e disponha-os num tabuleiro polvilhado de farinha.
Tape com um pano e deixe levedar mais 10 minutos.
Pincele, por fim, os bolinhos com o ovo batido, salpique-os com um pouco de açúcar e leve a cozer em forno quente (± 220º C), cerca de 20 minutos.
Nota:
Pode substituir a banha, por manteiga ou margarina.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.