Este bolo, designado Galette des Rois ou Gateau des Rois, em França, consiste numa espécie de tarte de massa folhada, recheada com pasta de amêndoa. Come-se tradicionalmente no dia da Epifania (6 de janeiro) e é o equivalente ao nosso Bolo-rei.
Ingredientes:
- 1 gema
- 100 g de açúcar
- 100 g de manteiga
- 150 g de miolo de amêndoa
- 600 g de massa folhada
Confeção:
Estenda a massa folhada sobre uma superfície polvilhada, cortando-a depois em duas rodelas. Se usar massa folhada congelada, descongele-a, de preferência, à temperatura ambiente.
Numa tigela, misture a manteiga amolecida, o açúcar e o miolo de amêndoa ralado.
Espalhe o creme de amêndoa sobre uma rodela de massa e cubra-o com a outra rodela. Comprima um pouco.
Dê uns golpes na massa com uma faca bem afiada, formando losangos.
Pincele toda a superfície com a gema batida e leve ao forno numa forma redonda, previamente molhada com água fria, até a massa folhar e alourar.
Sabia que…
O cozinheiro da Corte de Louis XV, rei de França, querendo presentear o monarca com uma criação esplendorosa, terá introduzido uma joia no bolo. O rei ficou encantado e pôs a ideia em prática junto da aristocracia, vindo depois a estender-se a tradição ao resto da Europa.
A tradição ainda hoje se mantém, embora sejam peças de porcelana ou até de plástico; quem tiver a sorte de encontrar o brinde, colocará a coroa dourada de que acompanha o bolo e será rei ou rainha por um dia.