O arroz-doce é um doce muito popular em Portugal, commumente associado a ocasiões festivas, havendo regiões com tradições próprias.
Na região de Coimbra, o arroz-doce era tradicionalmente usado como participação de casamento e pretexto para a apresentação do noivo. As raparigas, juntamente com a mãe e este, visitavam as famílias que conheciam, a quem ofereciam uma travessa de arroz doce numa canastra coberta com um pano feito nos teares (pano de Almalaguês). Uma semana depois, os noivos voltavam para buscar a travessa e receberem o respetivo presente.
Ingredientes:
(para 6 pessoas)
- 100 g de açúcar
- 100 ml de água
- 1 casca de limão
- 1,5 litro de leite
- 75 g de arroz
- canela p/ polvilhar
Confeção:
Ferva o leite com a casca de limão.
Entretanto, leve um tacho ao lume com a água e, quando ferver, junte o arroz bem lavado e escorrido.
Depois de o arroz cozer (3 a 4 minutos), vá adicionando, pouco a pouco e mexendo, o leite quente (esta operação leva cerca de uma hora).
Junte o açúcar e deixe ferver um pouco mais.
Retire a casca do limão, deite o arroz-doce em travessas e polvilhe com canela.
Foto: www.turismodocentro.pt
A dosagem do leite está errada, não pode ser 1,5 Lt, mas sim 1,5 dl de leite.
Desculpe, Diana, mas não, não está errada! Tem é que ferver muito tempo (conf. a receita, uma hora). Daí a “particularidade” deste arroz – fica muito cremoso e uma delícia!
Eu, que por sinal sou minhota, e sempre gostei do arroz-doce com ovos, aliás ouvia falar no “arroz doce sem ovos” e achava que “não batiam bem”… até ao dia que me apetecia o dito (arroz-doce) e não tinha ovos (devo dizer que, regra geral só gasto ovos cá de casa).
Vai daí, já várias vezes tinha batido com esta receita e encontrei outra ainda, praticamente igual, mas espanhola. Fiquei assim a saber que “à moda de Coimbra” ou de “Andaluzia”, no que respeita a “arroz-doce”, temos o mesmo “toque”…
E pronto, experimentei, e nunca mais quis outro!!!
A única diferença é que faço apenas com 1 litro de leite e o arroz e o açúcar ao contrário, i.e., 100g de arroz e 75/80 g de açúcar. Ferve cerca de 40 minutos.