Pega uma panela grandona, coloca os 4 litros de água e bota no fogo alto. Quando a água estiver quase fervendo, joga dentro a cebola, a cenoura, o louro e uma pitadinha de sal.
Quando a água estiver fervendo pra valer, é a vez do polvo. Segura o polvo com a mão ou com um pegador, mergulha ele parcialmente na água fervente e tira em seguida. Faz isso de 4 a 6 vezes. Depois, mergulha o polvo completamente na água e deixa cozinhar por uns 40 minutos.
Tira o polvo da panela, deixa esfriar um pouco e coloca na geladeira por uns 30 minutos.
Enquanto isso, prepara o vinagrete. Em uma tigela grande, mistura o tomate, a cebola-roxa, a salsinha, o suco de limão, o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta a gosto.
Tira o polvo da geladeira, descarta a cabeça e corta os tentáculos em rodelas.
Mistura bem as rodelas de polvo ao vinagrete e deixa descansar na geladeira por mais 1 hora antes de servir.