Pegue uma panela pequena e jogue o açúcar e a água dentro. Coloque no fogo médio e cozinhe sem mexer até atingir 115°C, o ponto de fio médio. E pelo amor de Deus, não mexa!
Enquanto essa calda infernal cozinha, pegue uma tigela grande e comece a bater as claras com uma pitada de sal até formarem picos suaves. E bata direito, não queremos essa porcaria mole!
Assim que a calda de açúcar estiver no ponto certo, tire do fogo imediatamente. Com a batedeira em velocidade média, despeje a calda quente lentamente sobre as claras em neve. Devagar, não queremos fazer uma bagunça!
Agora, aumente a velocidade da batedeira e continue batendo até que o merengue esfrie e fique firme e brilhante. Isso vai levar uns bons 10 minutos, então tenha paciência e não estrague tudo agora!
Se estiver usando extrato de baunilha, jogue essa maravilha dentro e bata mais um pouco para misturar tudo perfeitamente.
Pronto! Use imediatamente para cobrir bolos, tortas, ou o que você quiser. E não me faça passar vergonha com um merengue ruim!