Preparar os carabineiros: Comece limpando os carabineiros. Separe as cabeças, pois elas vão ser o segredo do sabor desse arroz. Reserve a carne para mais tarde.
Fazer o caldo: Em uma panela, coloque as cabeças dos carabineiros, um fio de azeite e refogue bem até ficarem vermelhas e liberarem todo o sabor. Adicione 1 litro de água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Coe e reserve o caldo.
Iniciar o refogado: Em uma panela grande, coloque azeite e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente. Adicione o tomate e refogue até que ele desmanche. Em seguida, acrescente o arroz e mexa para envolver os grãos nesse refogado.
Deglacear com vinho branco: Despeje o vinho branco na panela e mexa até que o líquido evapore quase por completo. Isso vai garantir um sabor mais intenso no arroz.
Adicionar o caldo: Aos poucos, vá adicionando o caldo de carabineiros ao arroz, mexendo constantemente. O arroz deve cozinhar lentamente, absorvendo o caldo e ficando cremoso. Continue esse processo por cerca de 18 a 20 minutos.
Acrescentar os carabineiros: Nos últimos 5 minutos de cozimento, adicione os carabineiros que você reservou e mexa delicadamente para que eles cozinhem sem perder a suculência.
Finalizar: Quando o arroz estiver no ponto (al dente e cremoso), adicione uma colher de manteiga, ajuste o sal e a pimenta e finalize com a salsinha e, se quiser, raspas de limão para dar frescor.