O tronco de Natal é uma receita típica desta época festiva, sendo uma tradição bem presente em todo o mundo. A implementação do tronco de Natal à mesa surgiu no séc. XIX, partindo da ideia de um chefe francês como forma de representação do tronco original, tradicionalmente queimado na lareira para celebrar o Natal e o solstício de inverno.
Existem diversas receitas deste doce natalício, a maioria delas com uma cobertura de chocolate a imitar a textura original do tronco. Nesta receita, o bolo é coberto com chantilly para simular a neve, mas remetendo-nos também para o clima de leveza que marca esta época.
Ligue o forno a 170º C.
Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e reserve.
Bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura esbranquiçada e leve.
Derreta o chocolate com a manteiga, deixe arrefecer e junte à gemada.
Bata as claras em castelo firme e incorpore-as na mistura anterior.
Espalhe a massa no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.
Deixe arrefecer com o papel e leve ao frigorífico | geladeira, no mínimo durante 1 hora.
Para a cobertura, bata as natas em chantilly e, se desejar que o bolo fique mais doce, junte as 2 colheres de açúcar em pó.
Espalhe açúcar em pó sobre uma folha de papel vegetal ou de alumínio e inverta o bolo de modo a ficar com o papel com que foi ao forno para cima.
Retire o papel de cima e espalhe metade do chantilly sobre o bolo, enrolando-o em forma de torta com a ajuda do papel sobre o qual foi colocada a massa (é normal que o bolo se desmanche um pouco, mas não há problema, pois a massa será coberta com o chantilly). Depois de enrolada, aperte a torta com a ajuda do papel, a fim de lhe dar uma forma mais regular.
Retire o papel e cubra o tronco de Natal com o restante chantilly. Enfeite a gosto.
Se desejar marcar os veios do tronco, passe ligeiramente com os dentes de um garfo sobre o chantilly da superfície.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!