Esta tarte é daquele tipo de bolos perfeito para qualquer ocasião - pequeno-almoço, lanche da tarde, sobremesa ou para compor uma mesa de festa. O ananás é uma fruta incrível e nesta tarte ele está em grande destaque, associando-se a uma massa com amêndoas simplesmente deliciosa.
Misture a manteiga, o açúcar, o sal e a gema, adicionando depois a farinha e as amêndoas moídas.
Quando a massa estiver homogénea, deixe-a repousar no frigorífico durante l hora.
Para o creme, ponha o leite a ferver e mergulhe nele a vagem de baunilha cortada ao meio, no sentido do comprimento. Deixe-a ficar durante 2 a 3 minutos.
Bata as gemas e o açúcar até obter um creme claro e espumoso. Junte a farinha e o leite fervido.
Deite o preparado num tacho e leve a ferver, continuando sempre a mexer.
Adicione o kirsch, apague o lume e guarde.
Para evitar que se forme uma película enquanto o creme estiver a arrefecer, polvilhe-o com açúcar em pó.
Para a guarnição, descasque o ananás e tire-lhe o miolo duro; corte-o depois às fatias com cerca de 5 mm de espessura. Salteie-as na frigideira, juntamente com a manteiga, durante alguns minutos.
Polvilhe com açúcar e suco de limão e deixe caramelizar até alourarem. Retire as fatias da frigideira e alinhe-as sobre uma grelha.
Estenda a massa com 3 mm de espessura e forre com ela uma tarteira revestida com papel vegetal; pique a camada de massa estendida no fundo com um garfo. Cubra com uma folha de alumínio e uma camada de feijões secos; leve ao forno durante 30 minutos a 180º C.
Quando retirar do forno, tire o alumínio e os feijões, retire a base de massa da tarteira e deixe-a arrefecer sobre uma grade, cobrindo-a depois com o creme.
Guarneça a tarte com as fatias de ananás caramelizado e sirva.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!