Halászlé é uma sopa picante de peixe com paprica, tomate, pimento e cebola. Tradicionalmente, a sopa é feita em caldeirões grandes, ao ar livre. Esta sopa de peixe é um dos pratos tradicionais que constam na ementa da ceia de Natal.
A Hungria é um país com uma grande riqueza gastronómica, contando com pratos condimentados e deliciosos que, de modo geral, são saborosos, saudáveis e nutritivos. As sopas, de carne ou de peixe, são muito apreciadas e de sabor intenso, sendo o Halászlé (a par do Goulash e do Jokai Bableves) uma das mais apreciadas da cozinha tradicional húngara.
Escame e limpe bem o peixe, reservando as ovas, a cabeça, a espinha central, a pele e as aletas que serão usadas para o caldo de peixe.
Corte o peixe em postas grossas e salgue-as.
Guarde o peixe no frigorífico, juntamente com as ovas.
Faça um bom caldo de peixe, cozinhando as partes do peixe aproveitadas com cebola, sal, pimento verde e tomate, durante cerca de 1 hora.
Quando o caldo estiver pronto, passe-o pelo coador.
Para tornar o caldo mais espesso e saboroso, reduza a puré todos os ingredientes com que preparou o caldo e passe igualmente pelo coador. Reserve.
Cozinhe as postas de peixe no caldo, durante cerca de 10 minutos.
Misture o puré com o caldo e leve ao lume. Quando começar a ferver, tempere com a paprica.
Junte as postas de peixe e sirva de imediato.
A cozinha húngara foi influenciada pelos diversos povos que habitaram o país, sendo de certo modo, uma culinária "camponesa". Paprica e tomate são ingredientes comuns, utilizados para decorar e temperar a comida. Alho, batatas e cebolas também são ingredientes muito conhecidos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!