As rabanadas são um doce de Natal de grande relevância, não só em Portugal, de onde são originárias, mas também no Brasil.
Ligeiramente diferente da rabanada tradicional, em que o pão é embebido em leite, nesta receita as fatias de pão passam pela calda de vinho com açúcar e pelos ovos batidos antes de serem fritas.
Corte o pão em fatias diagonais, com aproximadamente 3 cm de espessura.
Ponha o vinho numa tigela e adoce bem.
Num recipiente à parte, ponha os ovos, misturando bem, mas sem bater.
Ligue o lume para aquecer o óleo. Use uma frigideira grande e coloque óleo até uma altura que seja maior do que a metade das fatias de pão, mas sem cobrir a fatia toda.
Enquanto isso, mergulhe as fatias de pão no vinho, uma por uma, e vire-as pela ordem em que as colocou. Passe-as depois pelo ovo e, antes de as pôr a fritar, comprima-as levemente para não ficarem muito ensopadas.
O óleo tem de estar quente de início, depois mantenha em fogo médio. Deverá virar as rabanadas quando estiverem bem douradas. Frite dos dois lados e, quando tirar, coloque-as numa travessa forrada com papel, para escorrer o óleo.
Tenha previamente preparada uma mistura de açúcar com canela a seu gosto, mas sem ficar demasiado branca, e polvilhe com ela as rabanadas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!