A abóbora porqueira é tem a polpa amarelo claro e casca também amarela, por vezes matizada de verde. O seu nome deve-se ao facto de, na província, ser comummente dada como alimento aos porcos. No entanto, são várias as utilizações que se podem dar a esta espécie de abóbora, desde a preparação de sopas à confeção de doces e bolos, como é o caso da receita aqui apresentada.
A título de curiosidade, ressalvamos que, embora sejam muitas vezes confundidas, a abóbora porqueira é uma espécie diferente da abóbora-menina. Esta última tem um sabor mais intenso, a casca é laranja e a polpa é espessa, de cor laranja forte. Para fazer estes queques, deve usar especificamente abóbora porqueira, pois com outra qualidade os bolos não ficam tão bem.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de farinha com fermento
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 500 g de abóbora cozida bem escorrida
- 500 g de açúcar
- 6 ovos
Confeção:
Bata o açúcar com as gemas até ficarem fofas. Misture a abóbora e, com a água bem espremida, a farinha e a manteiga derretida.
Envolva tudo muito bem, sem desfazer a abóbora, e envolva as claras batidas em castelo firme.
Deite a massa em forminhas untadas com manteiga e leve a cozer no forno cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de verificar a cozedura.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.