A região de Santarém é um ilustre herdeiro das tradições da doçaria conventual proveniente dos Mosteiros e Conventos anteriormente existentes no Ribatejo. Esta deliciosa receita é exemplo disso mesmo, tendo sido criada pelas freiras dominicanas do Convento de São Domingos das Donas (ou simplesmente Convento das Donas) de Santarém. Por serem bolinhos de origem conventual, com o seu nome evocam o Céu, um elemento da devoção cristã; já a apresentação e consistência destes doces delicados, envoltos em papel branco recortado, lhes confere a designação de Queijinhos.
Também na antiga região do Ribatejo, mais concretamente em Constância, encontramos uma relíquia da doçaria conventual igualmente designada Queijinhos do Céu.
Leve o açúcar e a água ao lume, até obter ponto de bola rija (ao deitar um pouco de calda num recipiente de água fria, forma-se uma bola consistente).
Retire do lume e junte cuidadosamente as gemas, mexendo sempre.
Leve de novo ao lume, mexendo até engrossar e fazer estrada (ao passar a colher, é possível ver o fundo do tacho).
Deixe a massa arrefecer completamente e, quando fria, molde os queijinhos, com a ajuda do açúcar em pó. Note que o açúcar serve apenas para polvilhar levemente as mãos, de modo a permitir a moldagem da massa.
Depois de moldados, polvilhe os bolos com um pouco mais de açúcar em pó e faça uns vincos quadriculados na superfície.
Coloque os queijinhos em formas de papel frisado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!