A receita destas deliciosas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, localizado em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. São, por isso, uma das relíquias da doçaria conventual açoriana, sendo muito apreciadas e dos doces regionais mais procuradas da ilha de S. Miguel.
As queijadas têm como ingredientes principais o leite, os ovos (sobretudo as gemas) e o açúcar que, no conjunto da receita, lhe conferem uma textura única e um sabor deliciosamente inconfundível.
Comece por preparar o recheio. Amorne o leite, juntando-lhe o coalho nas proporções indicadas. Abafe o recipiente e deixe coalhar.
Retire o coalho com um pano e esprema para sair o soro, de modo a obter uma massa bem seca. Amasse para ficar muito fino.
Junte as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha. Depois de bem misturado, leve a levantar fervura em lume brando. Retire do lume e, depois de arrefecer um pouco, passe por uma peneira ou passador fino. Reserve no frigorífico.
A massa deverá ser preparada no dia seguinte.
Amasse os ingredientes indicados com um pouco de água morna, de modo a obter uma massa que se possa estender. Embrulhe num guardanapo e deixe repousar.
Com o rolo e polvilho de farinha estenda a massa fina. Com um copo ou um corta-massas, corte-a em circunferências com 12 cm de diâmetro. À medida que as corta, vá-as deixando ao ar sobre a mesa.
Em seguida, no centro de cada circunferência coloque um montinho do recheio preparado. Ajeitando-o com um palito, puxe a massa para cima, encostando-a ao recheio e fazendo como que uma caixa canelada.
À volta de cada queijada coloque uma tira de papel vegetal com cerca de 2 cm de altura, que amparará a massa (o papel prende-se com um alfinete).
Coza as queijadas em forno médio e, depois de cozidas, polvilhe a superfície abundantemente com açúcar em pó.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!