Esta famosa receita, apreciada internacionalmente foi criada em 1892 pelo grande cozinheiro francês Escoffier, para Nelly Melba, afamada soprano de finais do século XIX.
A presença de ingredientes como o licor de framboesa ou a essência de baunilha dão-lhe um toque sublime e sofisticado. A sobremesa é montada, em taças individuais, sobre um delicioso gelado de baunilha, ao qual se sobrepõem metades de pêssego, o delicioso molho de framboesa e, se assim o desejar, as natas. Uma sobremesa sublime, capaz de fazer a diferença numa ocasião especial!
Lave os pêssegos, espete-lhes um garfo em vários pontos e escalde-os durante 2 minutos em água a ferver.
Tire os pêssegos e arrefeça-os diretamente na torneira. Descasque-os depois com cuidado, abra-os ao meio e descaroce-os.
Torne a meter os pêssegos na água a ferver, junte a essência de baunilha, tape e deixe cozer na calda aproximadamente 10 minutos, em lume brando.
Se as framboesas forem frescas, lave-as com cuidado e deixe-as a escorrer. Se forem congeladas, ponha-as diretamente numa caçarola, tape-as e deixe que cozam no seu próprio líquido durante 5 minutos, em lume brando. Tenha o cuidado de não as deixar pegar (se for necessário, junte um pouco de água). Por fim, acrescente um pouco de água e mexa bem.
Escorra os pêssegos e deixe-os arrefecer à temperatura ambiente. Quando estiverem frios, poderá deixá-los um pouco no frigorífico.
Ponha as taças onde vai servir a sobremesa no congelador.
Entretanto, passe as framboesas por um coador de rede muito fina. Acrescente o licor e o sumo de limão e misture bem.
No momento de servir, tire as taças do congelador e ponha em cada uma delas uma dose de gelado de baunilha e ½ pêssego. Cubra com o molho de framboesa, frio ou quente. Se desejar guarneça com natas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!