As papas de carolo integram a doçaria tradicional portuguesa, sendo originárias da Beira Interior. O nome da receita deriva da designação regional dada ao preparado de milho que está na base da receita.
Estas papas doces de milho assemelham-se ao arroz-doce, típico das regiões do litoral, onde proliferava o cultivo de arroz, nos campos do Baixo Mondego. Veja como preparar esta maravilhosa iguaria...
Ponha ao lume uma panela com a água temperada com sal. Quando ferver, introduza o carolo e deixe cozer, tendo o cuidado de mexer de vez em quando, a principio, e constantemente assim que o preparado se tornar mais espesso.
Quando o milho estiver a meia cozedura, junte o leite, a pouco e pouco, mexendo sempre.
Por fim, adicione o açúcar, deixe cozer um pouco mais e sirva as papas de carolo em travessas ou pratos individuais enfeitados com canela.
O carolo é preparado com milho, amarelo ou branco, triturado mais grosseiramente que a farinha de milho. Embora não seja propriamente o mesmo produto, o carolo é muitas vezes designado como sêmola de milho.Para lavar o carolo, coloque-o num alguidar com bastante água fria e agite de modo a trazer ao de cima o farelo. Retire este e mude a água tantas vezes quantas as necessárias para que o carolo fique bem lavado. Quando estiver limpo de farelo, mude a pouco e pouco para outro alguidar com água, para o libertar das areias que se depositam no fundo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!