Na Alemanha, a doçaria tradicional de Páscoa inclui a Osterzopf, uma deliciosa rosca com frutos secos que pode ser decorada com ovos cozidos.
Dissolva o fermento no leite, adoçado com 1 colher de açúcar.
Deite 200 g de farinha numa tigela e faça uma cavidade no centro, onde deitará a mistura do fermento dissolvido, cobrindo-a com a farinha de trigo em redor. Deixe descansar durante 15 minutos.
Junte à mistura: o açúcar, a manteiga, o queijo fresco (sem o soro), o ovo, as raspas de limão e o sal. Bata bem, até que a massa se descole da tigela.
Junte os restantes 100 g de farinha e amasse até obter um preparado liso e homogéneo.
Adicione as passas, acondicione e deixe descansar, em um lugar quente, até dobrar de volume (entre 45 e 60 minutos).
Para fazer a montagem da rosca, comece por fazer um trançado com duas, três, ou mais tiras de massa. Poderá fazer somente uma trança comprida ou formar a rosca, unindo as pontas do trançado. Comece por fazer um rolo com a massa e corte-a em tantas tiras quantas as que pretende fazer o trançado.
Coloque a massa uma forma coberta com papel manteiga, e deixe descansar novamente, 20 a 30 minutos, até que a massa dobre de volume.
Se quiser enfeitar a rosca com ovos, coloque ovos crus ao longo da massa (podendo ser deixados com a cor natural ou pintados com anilina). Para fixar os ovos, poderá fazer cavidades ou usar pedacinhos de massa como calço.
Misture 1 gema com manteiga e pincele a massa com essa mistura, polvilhando depois com as amêndoas laminadas e o açúcar.
Leve a cozer, em forno pré-aquecido a 200º C, entre 30 e 40 minutos, ou até que a rosca esteja corada.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!