O órgão é uma deliciosa sobremesa da Covilhã, feita sobretudo à base de ovos-moles, fios de ovos e amêndoas. Para montar o doce, é necessária a utilização de canudos, que ajudam a dar forma à massa.
Para a massa, trabalhe muito bem todos os ingredientes até obter uma consistência fina e elástica. Tenda-a em tirinhas com 2 cm de largura, que enrolará, em espiral, à volta dos canudos.
Mergulhe a massa em azeite bem quente e esorra-os de seguida sobre papel absorvente.
Estando os canudos fritos, prepare o recheio. Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer ponto de cabelo (pondo uma gota de calda entre o polegar e indicador, ao afastarem-se os dedos, forma-se um fio resistente).
Junte a amêndoa, pelada e ralada, e deixe ferver um pouco. Retire do calor, adicione as gemas e leve tudo novamente ao lume até fazer estrada. Deixe arrefecer.
Encha os canudos com o recheio, colocando um pouco de fios de ovos numa das pontas.
Para armar o órgão, comece por pôr no prato um napperon de papel com cerca de 30 cm de diâmetro. Coloque ao centro e na vertical o canudo maior (22 cm), ficando a ponta dos fios de ovos para cima. Contorne com os outros seis canudos de 17 cm e prenda-os com uma linha fina. À volta coloque os doze canudos de 13 cm e assim sucessivamente, seguindo sempre o mesmo esquema. Segure os últimos canudos com um laço de fita de seda. Retire cuidadosamente as linhas que utilizou como auxiliares.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!