Com o damasco, podem-se fazer dois tipos de licores, usando diferentes partes do fruto - com a polpa, faz-se o licor tradicional, cuja receita aqui apresentamos e, com os caroços, prepara-se o famoso Amaretto.
Este licor pode ser saboreado ao natural ou usado na preparação de receitas à base de damasco, como a conhecida Bavaroise de Damascos. Como qualquer outro licor, a receita começa a ser preparado com cerca de um mês de antecedência, para que a fruta possa macerar na aguardente, que possibilita uma mistura homogénia dos sabores.
Corte os damascos em pedaços pequenos e desfaça-os bem com um garfo.
Mergulhe a polpa na aguardente, guarde num recipiente de vidro e feche bem.
Reserve num local fresco e escuro, deixando a polpa macerar durante 30 dias. Agite o frasco diariamente para ajudar na mistura e fermentação.
Após o período de maceração, coe o preparado com um pano limpo (ou um coador de rede muito fina) e aperte bem para extrair todo o sumo. Reserve.
Leve o açúcar e a água a ferver em lume brando, cerca de 15 minutos, mexendo continuamente, até formar uma calda fina (quando levantar a colher e formar um fio caramelado grosso, a calda está no ponto).
Retire do lume e deixe a calda arrefecer.
Deite a infusão de damasco sobre a calda de açúcar e misture bem.
Deixe arrefecer naturalmente, deixando em repouso cerca de 24 horas, à temperatura ambiente.
Passado o período de decantação, coe o licor para retirar as impurezas. Se desejar, poderá não o coar, ficando o licor com pequenos filamentos de damasco que lhe dão um aspeto e sabor particulares.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!