O Amaretto é um conhecido licor italiano, feito à base de damasco, amêndoas e álcool. O seu aroma e sabor são marcadamente amendoados, embora a quantidade de amêndoas usada na produção do licor seja ínfima em relação ao damasco, do qual se usam somente os caroços.
Segundo se sabe, a receita do Amaretto foi inventada por uma jovem viúva como oferta ao pintor Benardino Luini, para quem posou e por quem se apaixonou. Em 1525, a Igreja de Saronno, dedicada à Virgem Maria, encomendou ao artista o trabalho de pintura mural (fresco). Para ilustrar a Virgem, o pintor encontrou inspiração numa jovem viúva na cidade, que usou como modelo. Querendo dar-lhe um presente, por gratidão e carinho, ela fez um licor com sementes de damasco para o artista. Surgia assim o licor Amaretto, que ganhou renome a nível mundial...
Limpe e lave bem os caroços de damasco.
Ferva os caroços e as amêndoas com ½ litro de água durante 5 minutos. Reserve.NB: Se optar pela essência de amêndoa, deverá adiciona-la posteriormente.
Leve o açúcar e a água restante a ferver em lume brando, cerca de 10 minutos, mexendo continuamente até formar uma calda fina (quando levantar a colher e formar um fio caramelado grosso, a calda está no ponto).
Retire a calda do lume e deixe arrefecer.
Junte a água e os caroços de damasco à calda, mexendo para misturar.
Leve a ferver, em lume brando, cerca de 2 minutos.
Deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Adicione a aguardente e mexa bem. Se optou pela essência de amêndoa, deverá juntá-la com a aguardente.
Deite num recipiente de vidro e feche bem.
Reserve num local fresco e escuro, deixando o preparado macerar durante 20 a dias. Agite o frasco diariamente para ajudar na mistura e fermentação.
Após o período de maceração, coe o preparado com um pano limpo (ou um coador de rede muito fina) e filtre com filtro de papel.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!