Vendida a preços elevados, a lampreia é tida como uma iguaria requintada. Apesar dos problemas de poluição, as lampreias ainda vêm desovar nos rios de Portugal, particularmente no Minho, no Douro e no Tejo, apesar das acentuadas migrações desta espécie dwe peixe atualmnete em declínio. Fevereiro, março e abril são conhecidos como os meses da lampreia, que vem para os nossos rios a partir de dezembro.
A lampreia à bordalesa, a par do arroz de lampreia, é um dos pratos de eleição em que este peixe é o ingrediente principal. Esta receita em concreto, consiste num guisado, sendo a lampreia acompanhada também de arroz. A receita teve origem em França, na região de Bordéus - daí a designação bordalesa. Em Portugal, a receita sofreu alterações, tendo sido os alhos franceses substituídos por uma maior quantidade de cebolas, e o vinho de Bordéus por vinho da região.
Arranje a lampreia, retire-lhe o sangue (que será para reservar) e corte-a em postas.
Faça um refogado ligeiro com as cebolas picadas, o dente de alho, também picado, e o azeite. Junte as postas de lampreia no refogado, a salsa, a pimenta e sal. Deixe estufar.
Cubra o fundo de uma travessa com o pão torrado e, quando a lampreia estiver pronta, disponha-a sobre o mesmo. Regue com o molho e acompanhe com arroz.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!