Os Huesos de Santo (ossos de Santos) são doces típicos da festa de Todos os Santos, em Espanha. São feitos de massapão e tradicionalmente com recheio de doce de ovos (embora haja variantes com recheio de chocolate, creme de coco, entre outros).
Estes doces tradicionais começaram a ser feitos no início do século 17, em Madrid, para o dia de Todos os Santos. O seu nome deve-se ao facto de se assemelharem realmente a ossos, mas apesar da estranheza do nome são verdadeiramente deliciosos.
Ingredientes:
Para o massapão
- 100 ml de água
- 150 g de amêndoa ralada
- 200 g de açúcar
- açúcar em pó q.b.
Para o doce de ovos
- 50 ml de água
- 100 g de açúcar
- 4 gemas
Confeção:
Comece por fazer o massapão, colocando em lume forte a água com o açúcar.
Junte a amêndoa e amasse bem até formar uma pasta. Deixe arrefecer e, entretanto, prepare o doce de ovos.
Ponha a água e o açúcar em lume forte.
Bata as gemas, uma a uma, e junte-as, em fio, à água açucarada, ligando bem. Aqueça em banho-maria, mexendo sempre até ficar um creme espesso (tome atenção para que não ferva e talhe). Deixe arrefecer.
Para montar os huesos, amasse o massapão e estenda-o com um rolo de cozinha sobre uma superfície polvilhada com açúcar em pó. Corte tiras de 4 centímetros e corte-as depois em quadrados. Enrole cada quadrado num pauzinho de 1 centímetro; forme pequenos cilindros e passe-os por açúcar em pó.
Retire o pauzinho e deixe secar. Por fim, recheie com o doce de ovos.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
adorei