Criada a mais de 80 anos por uma família de imigrantes italianos, a gengibirra tornou-sepatrimônio cultural da cidade de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná. A receita do famosorefrigerante praticamente não alterou nada desde sua criação. A bebida leva cerca de mais deum ano para ser produzida, por conta do demorado processo de produção desde a colheita dogengibre até a bebida ser engarrafada.
Após ser colhido, o gengibre passa pelo processo longo de extração do gengirol,substância responsável por dar sabor a bebida. A gengibirra vem da junção de duas palavras:gengibre e birra (cerveja em italiano), que na época, era tratada como cerveja italiana, mesmonão contendo álcool, e para ficar pronta, a gengibirra passa por um processo de fermentaçãosemelhante ao da cerveja.
Outra versão existente é de que, em 1897 a bebida tornou-se conhecida tipicamentemais do que a pinga, no Município de Piracicaba. A invenção se deu através da família Andrade,mas também em 1913, era fabricada e consumida pela família Orlando, e foi produzida a muitotempo apenas em Piracicaba. A frase que se escutava em Piracicaba era “tomou gengibirra, logoespirra”.
Bebida de gengibre típica do estado do Paraná-Brasil
Coloque a água, o gengibre e a noz moscada em um liquidificador e bata.
Logo após triturado, leve ao fogo, em uma panela grande coloque a mistura e acrescente um litro de água.
Adicione o açúcar cristal e deixe ferver por 10 minutos, em um recipiente maior despeje a mistura fervida com o restante da água.
Acrescente o fermento e mexa bem, deixe descansando por 24 horas e no dia seguinte coe a bebida, em seguida coloque o açúcar de baunilha e deixe descansando em uma garrafa pet por mais dois dias.
Pode servir, de preferência com gelo, folha de hortelã e rodelas de laranja ou limão
Achou fácil fazer a gengibirra? Quer mais receitas de bebidas por aqui? Tem alguma sugestão?Conta pra gente aqui nos comentários.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!