O gelado de baunilha é uma das receitas caseiras que convém ter sempre preparadas, pois serve de base para diversos outros doces, além de poder ser simplesmente saboreado como sobremesa leve e deliciosa.
Deite as natas simples numa caçarola.
Divida a vagem de baunilha sobre o comprido e deite as sementes e a vagem na caçarola.
Leve as natas a ferver e retire imediatamente do lume. Tape e deixe ficar em infusão durante 30 minutos. Passado esse tempo, retire a vagem de baunilha.
Bata as gemas e o açúcar até obter um preparado cremoso.
Volte a aquecer as natas com sabor a baunilha até levantarem fervura. Em seguida, deite-as gradualmente sobre a mistura das gemas, mexendo sempre.
Leve a cozer em banho-maria, até o creme começar a engrossar. Deixe arrefecer e vá mexendo.
Bata as natas até ficarem espessas, mas não rígidas, e incorpore-as no creme.
Deite o preparado num recipiente que possa ir ao congelador durante 3-4 horas. Note que o gelado será tanto mais saboroso quanto mais rápida for a sua congelação, por isso a temperatura do congelador deve ser a mais baixa possível para o solidificar.
Retire o gelado do congelador e bata, voltando a colocá-lo no frio. Repita a operação pelo menos mais uma vez, a intervalos de uma hora, a fim de não se formarem cristais de gelo.
Antes de servir, passe o gelado para o frigorífico durante 10 minutos, no mínimo.
Para aproveitar as claras que não foram usadas na confeção deste gelado, poderá preparar, entre outras, uma das seguintes receitas:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!