O flã é uma espécie de pudim com uma consistência mais macia e leve, seu nome vemdo francês flan. Há séculos atrás, na Itália, na Idade Média, o flan era feito na versão salgada econtinha ovos, leite e as pessoas polvilhavam pimenta para ser consumido. Mas depois
universalizou-se e sua versão doce tornou-se popular por levar a adição de açúcar e assim criar-se inúmeras variações para a receita, com a inclusão de frutas e outros ingredientes.
Tendo duas versões existentes para sua criação, a francesa que se passa no século XVII,conhecida pela mistura de creme de leite e açúcar, cozida numa crosta de massa folhada,semelhante ao pastel de nata. E a romana onde acredita-se que sua origem esteja ligada a umareceita tradicional, conhecida como “infladum”, na qual era confeccionada com queijo de cabrafresco, mel, ovos, pimenta e canela. Os ingredientes eram batidos até formarem uma pastahomogênea, e em seguida, eram colocados os ovos batidos. A massa era colocada em umaforma untada com azeite e cozida em forno a lenha até dourar e inflar.
Para o flan, corte em cubos a manga e bata no liquidificador com o restante dos ingredientes.
Logo após, coloque em uma forma levemente untada com óleo, leve para gelar de um dia para o outro.
Para a calda, leve ao fogo os ingredientes e deixe cozinhar por 10 minutos.
Desenforme o flan e sirva com a calda gelada.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!