Festa das Fogaceiras (Santa Maria da Feira)

A Festa das Fogaceiras, que teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, é atualmente uma referência cultural do município e da região de Santa Maria da Feira, situada no distrito de Aveiro.

Leia mais

A Festa realiza-se anualmente no dia 20 de janeiro, feriado municipal, como marco de um voto feito a S. Sebastião, no séc. XVI, quando se deu um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de prote­ção do Santo, o povo prometeu a oferta de um pão doce de trigo designado Fogaça (receita AQUI).

Leia mais

A Festividade foi suspensa entre 1749 e 1753, até que apareceu de novo um surto de peste. Então, o infante D. Pedro determinou que a Câmara Municipal assumisse a realização da Festa das Fogaceiras, para a qual contribuía com 30 mil réis. As "fogaças de voto" foram inicialmente distribuídas pela população em geral, depois pelos pobres e, mais tarde, pelos presos, em fatias chamadas "mandados".

Leia mais

O ritual festivo é marcado pelo cortejo em que dezenas de crianças transportam uma fogaça desde os Paços do Concelho até à Igreja Matriz. Aí há uma missa solene, na qual as fogaças são abençoadas.

Leia mais

A procissão percorre depois as ruas da cidade, com os andores de S. Sebastião e de Nossa Senhora.

Leia mais
NOTA:

Se na sua região também houver uma festa em que os doces assumam um papel de destaque, envie-nos a informação, história e/ou tradições a ela associadas. Desta forma, poderemos fazer a sua divulgação aqui no blogue. Ficamos à espera!... ;)

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Cozinha Tradicional