Este prato tradicional de caça, típico do Alentejo, é preparado a partir do coelho bravo e da utilização de ingredientes disponíveis na zona, como é característico na gastronomia alentejana.
O coelho deve ser arranjado e cozido preferencialmente na véspera da confeção do prato, ficando a absorver os temperos durante a noite, o que o deixa muito tenro. O resultado final é uma maravilhosa e apelativa combinação de sabores e texturas.
Arranje o coelho e parta-o ao meio, levando depois a cozer com água e sal.
Esmague o alho e a cebola no almofariz.
Quando o coelho estiver cozido, desfie-o e tempere-o com o alho e a cebola esmagados, o tomilho, o louro e os coentros. Deixe repousar de um dia para o outro.
No dia seguinte, prepare a massa tenra, bem trabalhada com os ingredientes indicados, deixando-a a repousar cerca de ½ hora.
Estique depois a massa sobre uma superfície lisa. Disponha a fatia de bacon e um pouco de margarina sobre a massa e, por cima, o coelho desfiado e desossado. Enrole e leve a empada a cozer no forno à temperatura de 200º C, durante 20 minutos.
Entretanto, prepare o arroz.
Torre os pinhões no tacho com um pouco de manteiga, tendo o cuidado de os mexer para que fiquem com um torrado homogéneo.
À parte, frite o arroz no azeite até alourar.
Quando o arroz estiver louro, deite as passas e os pinhões torrados. Junte a água a ferver e deixe ferver durante 5 minutos.
Tempere com sal a gosto, aromatize com um pouco de açafrão e tape bem o tacho para o arroz abrir.
Ponha o arroz num tabuleiro e leve ao forno durante 10 minutos, tapado com papel de alumínio.
Sirva a empada de coelho, acompanhada com o arroz de passas e pinhões, que deverá ficar muito soltinho.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!