Depois do Doce Espera Marido, surgiu o Brasil o Doce Espera Esposa, cuja receita aqui apresentamos. Geralmente, estas duas sobremesas brasileiras são apresentadas em simultâneo, sendo muito apreciadas em ocasiões em que se celebra o romantismo, como o dia dos Namorados.
Em termos de apresentação e textura, o Doce Espera Esposa assemelha-se à ambrosia, sendo aqui o sumo de laranja o ingrediente de excelência, a par dos ovos e das especiarias.
Leve o sumo de laranja e o açúcar ao lume e deixe apurar até obter uma calda em ponto de fio (pondo uma gota da calda ligeiramente arrefecida entre os dedos, forma-se um fio que não se desmancha quando estes se unem e afastam).
Estando a calda no ponto, acrescente o cravo-da-Índia e o pau de canela. Reserve.
Bata as claras em castelo e junte-lhes as gemas, misturando suavemente.
Deite os ovos na calda de laranja, envolvendo bem, mas sem mexer.
Leve o preparado a lume moderado.
Deixe ferver até cozinhar bem (entre 30 a 40 minutos). Faça cortes horizontais e verticais na mistura, de forma a que os ovos fiquem no tamanho desejado.
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico | refrigerador. Sirva o doce frio.
O tempo de cozedura do doce depende da quantidade de calda pretendida. Os ovos levam cerca de 30 minutos a cozer, pelo que deverá deixar o doce apurar mais um pouco se pretender reduzir a calda.
Créditos da foto: Receitas de todos nós! - Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!