Os crepes com tangerina fazem uma sobremesa deliciosa, na qual há uma diversidade de sabores e texturas capazes de nos arrebatar. A subtileza do creme de baunilha envolve delicadamente o crepe, no qual sobressai um paladar cítrico e adocicado, conferido pelo creme de limão, a tangerina e o licor à base deste fruto.
Trabalhando com a ponta dos dedos, amasse a farinha, o açúcar em pó, o sal, a manteiga aos pedaços, 1 ovo e a água de flores de laranjeira.
Quando a massa estiver homogénea, envolva-a em papel vegetal e coloque-a no frigorífico.
Para o creme, comece por deitar numa caçarola 300 ml de leite. Adicione-lhe a vagem de baunilha, cortada ao meio no sentido do comprimento, e o sal. Deixe ferver durante 10 minutos.
Entretanto, bata os ovos com o açúcar e depois incorpore a farinha e o leite restante.
Deite o preparado no leite a ferver, do qual retirou previamente a vagem de baunilha. Mexa, deixe levantar fervura e coza o creme em lume brando durante 3 minutos, continuando a mexer. Apague o lume e deixe arrefecer.
Para o recheio, descasque as tangerinas e divida-as em gomos. Leve-as a cozer durante 10 minutos, com o açúcar, o creme de limão, o licor e a água.
Escorra os gomos com uma escumadeira e reserve-os. Continue a cozedura do restante líquido até este ganhar a consistência de um xarope denso.
Estenda a massa que reservou e corte 6 discos com cerca de 15 cm de diâmetro.
Reparta o creme e os gomos de tangerina sobre a metade de cada disco. Dobre a massa e forme os crepes, que selará esmagando os bordos com os dentes de um garfo.
Pique os crepes em dois pontos e doure-os com o restante ovo da massa, batido junto com pouca água. Alinhe-os sobre o tabuleiro forrado com papel vegetal e coza-os a 210º C, durante 25 minutos.
Sirva os crepes mornos, após os ter pincelado abundantemente com o xarope da cozedura das tangerinas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!