O Creme Custard, também conhecido como Creme inglês, é um creme à base de leite, açúcar (e, em alguns casos, gemas), normalmente misturado com essência de baunilha. Na língua inglesa, a palavra custard aplica-se a qualquer creme à base de leite e açúcar, podendo ser engrossados com ovos e/ou amido - a título de exemplo, os Pastéis de Nata são designados custard tarts | custard pies.
Este creme, praticamente igual nosso leite-creme, é muito usado nas cozinhas inglesa e francesa, servindo para diversos fins: para fazer diversas sobremesas, dar cor e aroma a pães doces e bolos, assim como recheio de todo o tipo de bolos.
O creme custard é frequentemente servido como sobremesa simples, sendo esta uma forma muito popular no Brasil e em Portugal. A receita é muito fácil e, para a fazer, pode usar-se a farinha custard (muito idêntica à maisena, só que de cor amarela e com sabor a baunilha), mas também pode fazer uma receita caseira sem recorrer ao uso da farinha.
Neste artigo, damos a conhecer as diferentes formas de preparar um delicioso creme custard caseiro, para que o possa saborear, fazendo uso dos ingredientes e/ou aparelhos de que dispõe.
Numa panela, misture todos os ingredientes, à exceção das gemas.
Leve o preparado a aquecer em lume moderado e retire do calor quando começar a ferver.
Bata bem as gemas até ficarem com uma tonalidade pálida.
Deite o creme sobre as gemas, batendo em simultâneo. Este processo irá aquecer as gemas, sem as cozinar.
Aqueça a mistura em lume moderado, mexendo sem parar (tenha o cuidado de passar a colher no fundo da panela para que o creme não pegue), sem deixar ferver.
Deixe o creme engrossar cerca de 5 minutos.
Se servir o creme custard como sobremesa, polvilhe uma pitada de canela sobre a superfície e deixe arrefecer. Também poderá colocar açúcar e queimar com o ferro ou ainda servir o creme simples.
Dilua a farinha custard em metade do leite.
Adicione os restantes ingredientes e envolva bem.
Leve a aquecer em lume moderado até obter um creme, mexendo sempre e sem deixar ferver.
Leve ao frigorífico | geladeira e sirva. Se desejar, antes de servir, polvilhe uma pitada de canela sobre a superfície ou coloque açúcar e queime usando o ferro ou maçarico.
Deite 500 g de leite no copo, juntamente com a farinha custard, e programe 15 seg./ velocidade 6.
Coloque a borboleta e adicione os restantes ingredientes. Programe 7 min./ 90º C/ velocidade 2.
Retire a borboleta e deite o creme numa taça grande ou em taças individuais.
Depois de frio, polvilhe com canela em pó ou coloque açúcar na superfície e queime usando o ferro ou maçarico.
Enquanto cozinha, o creme custard forma uma pequena película devido à evaporação da água na superfície. Para a maioria das pessoas é esse o segredo que torna este creme numa verdadeira delícia; no entanto, se não for este o seu caso, poderá evitá-lo, cobrindo a panela com uma tampa.
Caso opte por fazer o creme sem a utilização de farinha custard, para aproveitar as claras que sobram da preparação da receita, deixamos como sugestão a Pavlova de Frutos Silvestres.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!