Dominar bem o planeamento e conservação dos alimentos para ter em casa é algo que requer experiência e alguns conhecimentos, nomeadamente no que se refere ao tempo de conservação de cada alimento, tempos de congelação e características dos aparelhos de refrigeração. O desafio é saber que quantidades de alimentos comprar e como os conservar, evitando o desperdício.
O frigorífico (ou refrigerador) permite conservar os alimentos durante alguns dias, não descendo as temperaturas abaixo dos 0°C. Não podemos esquecer que a subsistência dos alimentos no frigorífico/refrigerador é limitada e quanto mais tempo lá permanecerem, mais curta será a sua validade ao serem retirados.
Relativamente aos congeladores, há diferentes aparelhos com características diferenciadas:
Veja abaixo um quadro com as temperaturas indicadas para a conservação de alguns alimentos no frigorífico e no congelador, atendendo às suas características: [ws_table id="4"]
Uma boa embalagem deve isolar os alimentos, evitando:
Assim, além de resistentes ao frio, as embalagens devem ser impermeáveis ao ar, à água, ao vapor, gordura e cheiros.
No que se refere às dimensões, devem ser o mais reduzidas possível, para que o frio penetre rapidamente, e de formato regular para facilitar a sua arrumação.
Os sacos de congelação são ideais para alimentos com formas irregulares. Deve eliminar todo o ar e fechar com um fio ou elástico
Não use os sacos das compras, normalmente usados para transporte, para congelar os alimentos, pois dificilmente terão boas condições de higiene.
A película aderente e a folha de alumínio, por sua vez, têm a vantagem de aderir completamente aos alimentos, envolvendo-os bem. Os bordos podem ser colados com fita adesiva especial que não descola a baixa temperatura. O único senão da folha de alumínio é romper-se com facilidade.
As embalagens devem ser rotuladas antes de ser colocadas no congelador, para que se consiga fazer um controlo eficaz dos alimentos. A etiqueta deve ser escrita com tinta resistente à humidade e conter as seguintes indicações:
A forma de descongelação dos alimentos depende de diversos fatores, como a sua natureza, dimensão e como vai ser cozinhado.
Sempre que possível, os alimentos devem ser cozinhados sem descongelação, ou apenas descongelados parcialmente. Deste modo, mantêm o sabor, cor, textura e o seu valor nutritivo.
Os alimentos que se destinem a ser consumidos crus devem ser completamente descongelados, sendo o processo de descongelação mais indicado colocá-los no frigorífico, na prateleira de baixo. Se for necessário acelerar a descongelação, coloque a embalagem à temperatura ambiente.
Seguindo estas dicas de conservação dos alimentos no frigorífico e no congelador, conseguirá salvaguardar as suas propriedades nutricionais, manter o seu sabor e consistência, assim como evitar contaminações ou desperdícios desnecessários.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!