A fruta cristalizada, também designada fruta confeitada ou fruta glaceada, é uma técnica de conservação ancestral, tendo sido introduzida há 4000 anos atrás, no Egipto. Na Europa, teve o seu início em França, com a cristalização da fruta em mel.
A cristalização consiste em substituir grande parte da água dos frutos por calda de açúcar, dando-lhes uma aparência cristalina. Esta técnica impede a deterioração da fruta e, consequentemente, permite que se mantenha por muito mais tempo, preservando algumas propriedades da fruta ao natural. No entanto, é altamente calórica, dada a grande concentração de açúcar.
As melhores frutas para cristalizar são a laranja, o limão, os figos, o pêssego, a cereja e o ananás. Já a fruta muito macia, como os frutos silvestres, é muito difícil de cristalizar, pois desfaz-se.
Para além da sua utilização em bolos e doces, com especial destaque para o Bolo-rei, na época natalícia, as frutas cristalizadas são uma guloseima tradicional em muitas regiões do mundo.
Dadas as suas aplicações e vantagens, porque não fazer a sua receita caseira de fruta cristalizada? Fica então aqui a sugestão, sendo que poderá usar o mesmo método para outras frutas a seu gosto.
Corte os limões e as laranjas em rodelas finas, retire-lhes as sementes e coloque-as num tacho. Ponha as fatias de ananás num outro tacho. Cubra ambos de água fria e leve ao lume, deixando ferver durante 10 minutos.
Escorra os frutos e deite 1,5 decilitros de água da cozedura num tacho.
Junte o açúcar e leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre com uma colher de pau, para que a açúcar se dissolva. Deixe ferver durante 3 minutos e junte os frutos.
Mantenha a fervura, em lume brando, durante 30 minutos ou até que o limão e a laranja fiquem translúcidos e brilhantes.
Deixe que a fruta arrefeça na própria calda, escorra-a e disponha numa grelha.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, baixando para os 120º C quando introduzir a grelha.
Quando secarem, guarde os frutos cristalizados num frasco hermeticamente fechado.
Sugestão:Pode aproveitar a calda como adoçante em bolos ou bebidas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!