O chocolate derretido pode transformar uma sobremesa simples num doce inesquecível. De entre as várias utilizações, poderá usá-lo para confecionar bombons, fazer um founde delicioso ou simplesmente colocar como cobertura de um bolo, para lhe dar um toque especial.
Há alguns aspetos que se devem ter em conta para conseguir que o chocolate fique com a consistência desejada e não perca nenhuma das suas características. O primeiro passo para derreter o chocolate é picar a quantidade desejada, que varia de acordo com a sua finalidade, em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Use utensílios secos e uma faca longa para cortar o chocolate sem que as mãos o toquem.
Para derreter o chocolate, terá de o submeter a uma temperatura moderadamente quente para que fique semifluido. O processo é muito simples e pode ser feito em banho-maria ou no micro-ondas.
Independentemente da técnica usada, banho-maria ou micro-ondas, quando o chocolate estiver derretido, deixe-o arrefecer lentamente, mexendo com delicadeza até que atinja uma temperatura de aproximadamente 30º C (temperatura ideal para o usar em coberturas ou para moldagem).
Verifique a temperatura, colocando uma pequena porção na linha abaixo dos lábios ou sobre o pulso – deverá ter a sensação de que o chocolate está frio e não morno.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!