Churrasco é o termo usado em português e espanhol para designar um pedaço de carne assada na brasa. Tem uma forte ligação ao Brasil, sobretudo à região sul, por ser tradicionalmente uma área com grandes explorações de animais e consumo de carne. Foi na região do pampa - uma vasta região de pastagem natural que integra o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil - que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, difundiram e deram fama a este prato tradicional. Foram, aliás, estes vaqueiros que, com o seu papel preponderante naquela região do país, deram origem à denominação de gaúcho a tudo o que provém ou é característico do estado do Rio Grande do Sul (como é o caso da culinária e da própria receita de churrasco aqui apresentada).
Tradicionalmente, a carne usada é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de porco, de ovelha ou frango. Em termos de tempero, as carnes bovina e ovina levam somente sal grosso, pois quaisquer outros condimentos lhes alteram o sabor natural; as carnes de frango e porco, por sua vez, já precisam de um tempero de véspera. No que se refere aos acompanhamentos, o churrasco gaúcho pode ser servido com linguiça, salsicha ou coração, assim como de uma farofa ou pão com alho.
Coloque a carne no espeto e tempere com sal grosso. O sal será absorvido, pouco a pouco, acentuando o sabor da carne enquanto assa.
Leve os espetos com a carne a assar, deixando-os a cerca de 30 cm a 40 cm da brasa – distância suficiente para receber o calor sem tostar, ficando cozida por dentro e mais macia. Note que este processo de cozinhar a carne é lento e exige paciência, mas o resultado compensa o esforço.
Quando a carne estiver a seu gosto, tire o espeto e coloque-o sobre uma tábua. Antes de fatiar a carne, dê-lhe pancadinhas com a faca para tirar o excesso de sal.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!