Esta receita tradicional de Natal, também designada Carne de Vinho e Alhos, é típica da região da Madeira. É consumida durante todo o ano, mas com maior incidência no Natal, sendo um dos principais pratos do arquipélago associados a esta quadra festiva, sobretudo ao almoço do dia 25 de dezembro.
Este prato tradicional de carne, de sabor intenso e avinagrado, deve ser preparado três dias antes da confeção, mantendo-se a carne a marinar na vinha d'alhos durante esse tempo. Pode ser confecionado de diversas formas, dependendo da sua apresentação à mesa.
Lave o lombo de porco em água quente, escorra-o bem e corte em bocados pequenos.
Prepare a vinha-d'alhos com vinho branco, colocando num recipiente grande o vinagre, o alho, a folha de louro e demais temperos.
Misture muito bem pedaços de carne na vinha d’alhos e deixe a marinar durante três dias.
No dia da confeção, deite a carne e a marinada num tacho e leve a cozer em lume brando. À medida que ferve, ensope as fatias de pão no molho, sem as deixar embeber demasiado e coloque-as depois numa travessa.
Quando a carne estiver cozida, deite o molho numa frigideira e deixe arrefecer. Retire a gordura que se formou à superfície e frite a carne e o pão, acrescentando um pouco de banha ou azeite, caso seja necessário.
Entretanto, descasque todas as batatas, corte-as às rodelas grossas e coza-as.
Depois de cozidas, salteie as batatas na frigideira, aproveitando o molho da carne.
Sirva bem quente, acompanhado das batatas salteadas, milho frito à moda da Madeira e rodelas de laranja.
Este prato pode ser cozinhado somente no tacho. Nesse caso, não retire o molho nem frite o pão, cozendo as batatas no molho, quando a carne estiver quase pronta.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!