Os camafeus são doces regionais da Ilha Terceira, nos Açores, caracterizando-se por serem pequenos, delicados e deliciosos. Estes doces finos têm um sabor intenso a noz, sendo este o seu ingrediente principal, a par da calda de açúcar e das gemas.
O nome do doce tem a sua origem nos antigos acessórios femininos que se usavam ao peito, ovalados e com a representação de um rosto feminino.
Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até atingir o ponto de espadana (ao mergulhar uma colher na calda, esta escorre em fitas largas, com o aspeto de lâmina).
Junte as nozes raladas, misture bem e retire do calor. Deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas e as claras, previamente batidas.
Leve novamente ao lume, de modo a engrossar o suficiente para poder ser moldado. Deite numa travessa e, depois de bem frio, molde o preparado em bolas do tamanho de nozes.
Para a cobertura, leve ao lume o açúcar com a água. Deixe ferver até fazer ponto de voar fraco (ao retirar um pouco de calda com uma escumadeira e assoprar, formam-se bolas que se soltam como bolhas de sabão).
Fora do lume, bata o açúcar até ficar opaco, junte uns pingos de suco de limão e mantenha em banho-maria.
Com a ajuda de dois garfos, passe as bolas pela calda de açúcar e, à medida que o vai fazendo, coloque uma ½ noz sobre cada bola.
Depois de secos, ponha os camafeus em caixinhas de papel frisado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!