O bolo de sertã é uma receita tradicional dos Açores e o seu nome advém do recipiente onde é cozinhado. A sertã, assim designada nos Açores, é uma espécie de frigideira de barro não vidrado que pode aquecer em qualquer superfície.
Este bolo, feito à base de farinha de milho e de trigo, deve ser comido quente e acompanha diversos pratos, podendo também ser comido só com manteiga.
Peneire a farinha de milho para um alguidar de barro vidrado. Dilua o sal na água e, aos poucos, vá deitando sobre a farinha de milho, mexendo com uma colher de pau (a mistura não ficará homogénea).
Espalhe a massa para arrefecer e polvilhe-a com a farinha de trigo.
Quando a temperatura o permitir, amasse tudo de modo a obter uma massa uniforme, bem ligada e dura. Se for necessário, junte um pouco mais de água morna.
Tenda bolas do tamanho de laranjas grandes.
Ponha a sertã de barro ao lume e deixe aquecer até ao ponto em que, ao deitar-lhe um pouco de farinha de milho, esta alourar imediatamente. Nesse momento, tenda uma bola de massa numa tendedeira circular de madeira polvilhada com farinha de milho e, com a mão molhada em água fria, espalme a massa de modo a obter um círculo (da espessuar de um dedo) ligeiramente mais pequeno do que a tendedeira.
No centro de cada bolo faça um buraco com o dedo, para permitir uma melhor cozedura.
Coloque o bolo na sertã e, quando estiver ligeiramente louro, vire com a ajuda de uma espátula, deixando cozinhar do outro lado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!