O Bolo-Rei é um bolo tradicional de Natal que se come desde novembro até ao Dia de Reis. Sendo uma alusão aos próprios reis Magos, tem a forma de coroa, decorada pelos frutos secos e cristalizados.
No interior do bolo era tradicionalmente colocado um brinde e uma fava; sendo que o próximo a fazer o bolo-rei (ou a comprá-lo), seria aquele que tivesse a fava na fatia. Há uns anos atrás, a introdução da fava e do brinde no bolo-rei foram proibidos, na produção comercial, pela União Europeia, devido à possibilidade de ingestão acidental e possível asfixia. No entanto, fica aqui o registo da receita tradicional...
Pique as frutas (reserve algumas inteiras para enfeitar) e deixe-as a macerar com o vinho do Porto.
Dissolva o fermento em 100 ml de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe a levedar, em ambiente temperado, durante 15 minutos.
Entretanto, bata a margarina, o açúcar e as raspas da laranja e do limão.
Junte os ovos, batendo um a um, e a massa de fermento.
Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha, o sal e o vinho do Porto.
Amasse até obter uma consistência elástica e macia e misture as frutas.
Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape com um pano, deixando levedar, num ambiente resguardado, durante 5 horas.
Quando a massa dobrar o volume, ponha-a num tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Introduza o brinde (embrulhado em papel vegetal) e a fava, deixando-a repousar mais 1 hora.
Pincele o bolo com gema, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, frutos secos (pinhões, meias-nozes, amêndoas…) e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º C.
Baixe a temperatura para os 180º C e deixe cozer de 30 a 35 minutos.
Depois de cozido, pincele o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!