O bolo rainha é uma excelente alternativa ao tradicional bolo-rei, tendo uma procura cada vez maior no dia de Reis e no Natal. É um bolo muito saboroso e, por não levar frutas cristalizadas, apenas frutos secos, satisfaz o desejo de quem não gosta de comer as frutas.
Nesta receita, à base do bolo-rainha, é acrescentado um delicioso recheio de chila e canela, que liga muito bem com a massa fofa e os frutos secos. Experimente e, acredite, não se vai arrepender!...
Misture a farinha com o sal e faça uma abertura no meio.
Dissolva o fermento num pouco de leite morno e deite-o no centro da farinha, misturando até formar uma massa mole. Deixe repousar.
Entretanto, misture a manteiga com o açúcar e junte os ovos, um a um.
Junte a mistura de manteiga e açúcar à farinha com o fermento, que entretanto já terá formado pequenas bolhas.
Adicione o vinho do Porto e a aguardente e amasse até a massa ficar elástica e se soltar dos bordos da tigela.
Por fim, junte os frutos secos (reserve alguns para a decoração) e amasse para os distribuir uniformemente.
Tape a massa com um pano e deixe repousar, em local ameno, até duplicar de volume.
Passado o tempo de levedura, deite a massa numa superfície enfarinhada e tenda-a, começando por lhe dar uma forma retangular.
Distribua o doce de chila sobre a massa e polvilhe com canela em pó. Enrole muito bem, faça uma cova no meio e alargue a massa lentamente a toda a volta até formar um buraco com cerca de 15 cm de diâmetro.
Coloque a massa num tabuleiro enfarinhado e pincele com a gema batida, decorando a superfície com os frutos secos que tinha reservado.
Leve ao forno, a 50º C, para levedar até duplicar de volume. Suba depois a temperatura para os 180º C e deixe o bolo cozer, cerca de 25 minutos.
Quando retirar o bolo do forno, pincele-o com geleia e polvilhe com açúcar em pó.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!