Os bolinhos fritos têm uma textura que faz lembrar os sonhos, fofos por dentro e com uma ligeira camada crocante da fritura. São sobejamente conhecidos os bolinhos fritos de abóbora, muito comuns na altura do Natal, mas esta receita com figos é também muito propícia para celebrar o dia de Todos os Santos. Feitos somente com açúcar, farinha, ovo, leite e figos, no final são polvilhados com os tradicionais açúcar e canela.
Passe os figos por água para retirar as impurezas e hidratá-los um pouco.
Seque-os muito bem, corte-os ao meio no sentido do comprimento, retirando-lhes ambas as pontas com uma faca.
Pique os figos grosseiramente e reserve.
Misture a farinha com o fermento e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter uma massa homogénea.
Bata muito bem o ovo e incorpore-o no preparado anterior.
Coloque o óleo a aquecer.
Junte os figos à massa, envolvendo-os para que fiquem bem cobertos, sem misturar (os bolinhos ficarão com a pasta de figo ao centro, com massa a toda a volta).
Quando o óleo estiver quente (ao deitar um pouquinho de massa, o óleo começa imediatamente a borbulhar), retire porções da massa com uma colher, de modo a apanhar pasta de figo e massa para formar os bolinhos. Dê-lhes forma com o auxílio de outra colher e deite no óleo para fritarem.
Deixe os bolinhos alourarem, virando e vez em quando conforme forem corando de um lado. Retire-os para um prato com papel absorvente.
Passe os bolinhos por uma mistura de açúcar com canela e disponha-os numa travessa ou prato de serviço.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!