O bobó de camarão é um prato tradicional da cozinha baiana, com raízes africanas, tendo sido introduzido na gastronomia brasileira no século XVII. Consiste num creme perfumado, feito à base de mandioca (ou aipim, como se designa na região nordestedo Brasil), azeite de dendê, leite de coco e camarão, apresentando um aroma e colorido capazes de abrir o apetite.
Originalmente preparada com inhame, a receita foi sofrendo ajustes até à atualidade, embora ainda seja preparado, em algumas regiões, de acordo com a receita original. A receita tradicional mantém alguns ingredientes de origem africana, como a pimenta e o azeite de dendê, e outros nativos do Brasil como a mandioca.
É um prato tradicional nos almoços familiares e restaurantes baianos, podendo ser servidodo quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.
Para decorar, reserve alguns camarões para dispor em cima do prato depois de pronto. Bom apetite!
Ingredientes:
Para 4 pessoas
- 1 cebola
- 1 kg de mandioca
- 1 pimento vermelho
- 2 colheres (sopa) de coentros
- 200 ml de leite de coco
- 3 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 500 g de camarão médio
- sal e pimenta-dedo-de-moça a gosto
Confeção:
Descasque a mandioca e corte-a em pedaços. Coloque-a numa panela e cubra com água.
Leve ao lume alto e deixe cozinhar até que a mandioca amacie.
Corte o pimento em cubinhos e reserve.
Numa frigideira, coloque o azeite e leve ao lume médio. Quando aquecer, acrescente os alhos picados e refogue até dourar.
Aumente a temperatura do lume, adicione os camarões (reserve 2 ou 3 para decorar) e refogue durante 3 minutos. Reserve.
Leve a manteiga a cozinhar em lume médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e o pimento que tinha reservado. Refogue cerca de 5 minutos e reserve.
Bata a mandioca, ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimento até obter um creme homogêneo.
Numa panela grande, coloque o camarão refogado, o creme de mandioca e leve ao fogo alto. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo-de-moça picada.
Desligue o fogo e adicione os coentros picados. Misture bem, decore com os camarões que tinha guardado e sirva quente, acompanhado com arroz.
Sou Francisca Pereira, uma cozinheira de renome em Curitiba, reconhecida pela minha habilidade e talento na cozinha. Iniciei minha carreira como doceira, mas minha paixão pela culinária me levou a abrir meu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos. Essa jornada de sucesso me transformou na editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilho minhas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.
delicia