Existem diversas variantes do doce conventual que dá pelo nome de Barriga de Freira, muito célebre e apreciado de norte a sul de Portugal. A receita aqui apresentada é uma delas, destacando-se principalmente pela introdução de nozes, que não constam na receita tradicional.
Esta receita é simples de preparar e permite-nos aproveitar pão de sobra, além de nos possibilitar saborear uma das mais deliciosas sobremesas herdadas da doçaria conventual.
Rale o miolo do pão e reserve.
Leve a água com o açúcar ao lume, deixando ferver até atingir ponto de pérola.
Já com a calda de açúcar fria, junte o pão ralado e leve novamente ao lume até levantar fervura. Mantenha a calda em lume moderado durante cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Retire do calor e reserve.
Bata levemente as gemas com um pouco de calda, mexendo rapidamente para que não cozam. Junte, então, as gemas à restante calda e leve novamente ao lume. Deixe ferver, mexendo sempre, até atingir ponto de estrada fraco.
Retire o doce do lume e distribua por tacinhas ou, se preferir, numa taça grande. Enfeite com canela e as nozes picadas e reserve no frigorífico até à hora de servir.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!