O bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da cozinha portuguesa, mais concretamente da culinária tradicional do Porto. O nome da receita, por muitos considerado o melhor prato de bacalhau, deve o seu nome ao seu autor - Zé do Pipo, dono de um restaurante tradicional do Porto. A receita foi criado na década de 60 e obteve o 1º lugar num concurso da época, denominado "A melhor refeição ao melhor preço".
Para confecionar este famoso prato de peixe, são necessários três ingredientes indispenséveis: lombos de bacalhau de excelente qualidade, maionese caseira e puré de batata, também caseiro. Após cozedura, o bacalhau é gratinado com os restantes ingredientes.
Coza o bacalhau demolhado no leite. Quando ferver, reduza a intensidade e deixe cozer em lume brando durante alguns minutos.
Faça um refogado leve com as cebolas picadas, o azeite, o louro, sal e pimenta a gosto e um pouco do leite de cozer o bacalhau. Reserve.
Ponha as batatas para o puré a cozer em água e sal.
Entretanto, prepare a maionese caseira. Deite as gemas numa tigela, desfeitas com umas gotas de sumo de limão, e junte o azeite, deitando muito pouca quantidade em cada adição. Mexa sem parar até acabar o azeite (note que não deve parar de mexer quando adiciona a gordura, para ligar bem com as gemas). Tempere com sal fino.
Ligue o forno a 220º C.
Quando as batatas estiverem cozidas, passe-as pelo passe-vite e leve novamente ao lume. Junte um bom pedaço de manteiga, leite e mexa (se o puré estiver seco, junte mais leite até ficar macio, mas sem perder a consistência.
Ponha as postas do bacalhau numa travessa de ir ao forno, deite o refugado sobre elas e cubra totalmente com a maionese.
Ponha o puré à volta das postas de bacalhau. Se desejar fazer efeitos, deite o puré num saco de pasteleiro e vá-o distribuindo pela travessa.
Leve a gratinar no forno pré-aquecido.
Decore com azeitonas pretas e sirva.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!