Este prato de bacalhau, típico de Viana do Castelo, no norte de Portugal, popularizou-se e é hoje uma das referências da cozinha portuguesa.
Trata-se de uma receita farta, pelos ingredientes que leva e modo de confeção. É feita com lombos fritos de bacalhau, acompanhados com um refogado de cebola e tomate, rodeado de puré de batata. No final, vai ao forno a gratinar, coberto com presunto, pickles, maionese, tiras de pimentos, azeitonas e salpicado com queijo ralado.
Para o puré, coza as batatas em água temperada com sal e, quando estiverem macias, retire-as da água e passe-as muito bem (com a varinha ou no passevite) até obter um puré fino e homogéneo. Junte a noz-moscada, envolva bem e reserve.
Entretanto, descasque e pique a cebola e 2 dentes de alho. Ponha num tacho com 200 ml de azeite e leve a refogar.
Junte o tomate pelado, mexa e deixe apurar, com o tacho tapado, 2 a 3 minutos.
Passe os lombos de bacalhau por farinha e frite-os nos restantes 200 ml de azeite bem quente com 2 dentes de alho pisados.
Num tabuleiro ou pirex largo, coloque uma camada de cebola, o tomate pelado e, sobre este, o bacalhau. Cubra com outra camada de cebola e as tiras de presunto. À volta, coloque o puré e salpique com pickles e maionese.
Decore com tiras de pimentos e azeitonas, salpicando com queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar e sirva quente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!