Este é um dos pratos de bacalhau mais conhecidos da cozinha tradicional portuguesa. A receita teve origem nas Beiras, onde era preparada em fornos dos lagares de azeite, quando se moía a azeitona e fazia azeite novo, no final de outubro. É daí que advém o seu nome.
Trata-se de uma receita em que o lombo de bacalhau é assado com cebolas e batatas, todos eles generosamnete regados com azeite. Nos primeiros tempos de confeção da receita, quando ainda era preparada nos lagares, as batatas e as cebolas eram espetadas num arame, ainda com casca, e penduradas no forno, onde também se assava o bacalhau. Quando saíam do forno, juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite, acabado de tirar do lagar.
Aqueça o forno a 200° C.
Lave as batatas e coloque-as, com casca, num tabuleiro, onde colocará também as cebolas, cortadas ao meio e temperadas com sal. Por cima, disponha o bacalhau.
Regue tudo generosamente com azeite e leve ao forno, cerca de 30 minutos.
Quando as batatas estiverem macias, retire-as e dê-lhes uma ligeira pancada com a mão (batata ao murro), voltando a colocá-las no forno.
No momento de servir, disponha o bacalhau no centro de uma travessa, com as batatas e as cebolas em volta. Por cima, coloque fatias de alho cru, pimenta moída na hora e salpique com vinagre.
Regue novamente com azeite e sirva o bacalhau bem quente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!