A lampreia vive no mar, mas desloca-se para os rios, para desovar, a partir de dezembro, sendo a sua pesca autorizada, no Rio Minho, normalmente a partir de 15 de Janeiro. É por isso que os meses entre fevereiro e abril são conhecidos, em termos gastronómicos, como os meses da lampreia.
O arroz de lampreia é uma das iguarias que se pode confecionar com este peixe controverso (amado por uns e detestado por outros), sendo um prato tipicamente minhoto. Existem algumas diferenças na confeção deste prato de peixe, sendo a de Ponte de lima muito semelhante à variante de Entre-os-Rios, caracterizando-se por levar presunto.
Escalde a lampreia com água a ferver. Em seguida, raspe-a com uma faca e esfregue com um pano de linho grosso. Lave em várias águas até tirar toda a viscosidade característica deste peixe.
Com uma tesoura, dê uns golpes nas aberturas da cabeça, apanhando o sangue para um recipiente com vinagre (a cabeça não se aproveita).
Faça depois um golpe na barriga, puxe a tripa, com cuidado para não abrir, e tempere o peixe com o vinho, misturado com sangue, sal, cravo e pimenta.
Faça um refogado com o azeite, a cebola picada, a folha de louro e a salsa.
Junte a lampreia inteira, a marinada e o presunto às tiras.
Tape o tacho e deixe estufar em lume brando.
Assim que a lampreia esteja cozida, retire-a, juntamente com um pouco de caldo.
Adicione a água necessária para o arroz (três vezes o seu volume), deixe apurar e junte o arroz, que deverá ficar malandro.
Coloque a lampreia inteira numa travessa, com o molho, e adorne com rodelas de limão. Sirva o arroz numa travessa à parte.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!